Atividades
IBEE e um grupo de Veteranos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil participam das solenidades do "Dia da Memória", na Embaixada do Azerbaijão em Brasília.
Solenidade "Dia da Memória" na Embaixada do Azerbaijão
O Dia da Memória no Azerbaijão, celebrado em 27 de setembro, é um feriado público dedicado a homenagear os militares que perderam as suas vidas na Guerra do Nagorno-Karabakh de 2020 (Guerra Patriótica), de acordo com um decreto presidencial de 2 de dezembro de 2020. O dia marca o início da guerra e é um momento de luto para os soldados azerbaijanos que serviram nas Forças Armadas do país.

Webinar "Globalização e China"
O professor do IBEE, Guilherme Sandoval Góes, pós-doutor em Geopolítica, Cultura e Direito pela Unifa e doutor em Direito pela UERJ, participa como debatedor do Webinar "Globalização e China: Aspectos constitucionais e geopolíticos do Agro".

Estiveram presentes no evento: a Presidente do IBEE Maria Alice Meirelles, a Conselheira Rossy Riquelme da Embaixada do Paraguai, o General Paul Cruz, Cel EB Nilbert Gramosa, o Sub Chefe do Estado Maior da PMDF Cel Waldicharbel, a Agente de Polícia Judiciária do Paraná Patrícia Heinen Moellmann, o Vice Presidente do IBEE Professor Whagton Nunes e os Professores do IBEE Everson Ramos e Alessandro Alves.
IBEE no lançamento do livro "Cenários Brasil 2045"
No dia 3 de julho 2025, no Ernesto Café em Brasília-DF, o Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos (IBEE) participou do lançamento do livro "Cenários Brasil 2045". Uma obra que apresenta um estudo prospectivo sobre o futuro do país até 2045, oferecendo uma reflexão a respeito dos possíveis caminhos que o país possa trilhar nas próximas décadas e que podem contribuir com a formulação de políticas públicas e estratégias institucionais.
Uma das contribuições mais importantes deste livro é seu enfoque na interação entre forças globais e locais, destacando como as características únicas do contexto brasileiro podem representar tanto desafios quanto oportunidades para o seu desenvolvimento.
Sob a coordenação dos Doutores Elaine C. Marcial, Márcio Gimene e Marcello José Pio, com apoio do Laboratório de Simulações e Cenários da EGN e da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), e técnico da SocialPort, os cenários foram construídos a partir de debates em oficinas, realizadas em várias capitais, e de análises de megatendências globais e brasileiras. Participaram dos debates mais de 480 especialistas de 21 áreas do conhecimento.
Parceria entre IBEE e Chile
O Instituto Brasileiro de Estudos em Educação (IBEE) realizou mais uma importante reunião com o Professor Jorge Gatica do Chile para tratar sobre novas parceiras.


No arquivo abaixo há uma apresentação de El Salvador sobre o país.
Parceria entre IBEE e Embaixada de El Salvador impulsiona intercâmbio acadêmico
No dia 15 de maio de 2025, o Instituto Brasileiro de Estudos em Educação (IBEE) realizou uma importante reunião com o Embaixador de El Salvador no Brasil, Luis Alberto Aparício Bermúdez, marcando o início de uma promissora parceria acadêmica. O encontro destacou a cordialidade e o elevado conhecimento do diplomata, que demonstrou grande interesse em fortalecer os laços bilaterais com o IBEE.
IBEE amplia parcerias internacionais com embaixadas do Paraguai e Guatemala
As recentes reuniões com as embaixadas do Paraguai e da Guatemala reforçam o papel do IBEE como um centro de referência em educação estratégica, ampliando sua atuação internacional e fortalecendo vínculos que contribuem para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação alinhados aos interesses brasileiros. A parceria com o Azerbaijão, já estabelecida, serve de modelo para essas novas colaborações, promovendo intercâmbio acadêmico e científico.
O IBEE segue empenhado em criar uma rede global de relacionamentos que potencialize oportunidades e contribua para um futuro mais estratégico e integrado.
08/05/2025 - Reunião do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos com a Conselheira Senhora Rossy Riquelme da Embaixada do Paraguai no Brasil.
09/05/2025 - Reunião do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos com o Embaixador Arturo Duarte Ortiz, a Ministra Conselheira Vivían Flores e o Coronel Aníbal Anton Mejia, Adido Militar da Embaixada da Guatemala, todos da Embaixada da Guatemala no Brasil.

Comandante Claudio Corrêa, professor de Cenários Prospectivos Internacionais do Curso de Pós-Graduação em Defesa, Geopolítica e Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos, participa da 4ª Jornada de Prospectiva em Defesa, promovida pelo Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval, no período de 2 a 4 de abril de 2025.
No decorrer do evento desse ano, um seminário proporcionou um espaço de reflexão sobre essa tragédia e sobre a importância do reconhecimento internacional do massacre de Khojaly, com o objetivo de evitar a repetição de tais atrocidades no futuro. O IBEE prestigiou o convite do Embaixador Rashad Intiqam Oglu Novruz enviando a sua Presidente, a Dra. Maria Alice, e um grupo de renomados professores para enriquecer o momento de homenagem e diálogo.
Memória ao
Massacre de Khojaly
A Embaixada da República do Azerbaijão, no dia 26 de fevereiro de 2025, promoveu um evento dedicado à memória do Massacre de Khojaly, uma tragédia que marcou profundamente a história do povo azerbaijano, convidando o Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos (IBEE) para fazer parte dessa importante homenagem em memória às vítimas.
"O genocídio de Khojaly é o crime mais grave cometido contra civis azerbaijanos durante a guerra de agressão da Armênia contra o Azerbaijão. Na noite de 25 para 26 de fevereiro de 1992, forças armadas armênias atacaram a cidade de Khojaly, situada na região de Nagorno-Karabakh, violando todas as normas do direito internacional. O ataque resultou na morte brutal de 613 civis inocentes, incluindo 63 crianças, 106 mulheres e 70 idosos, além da destruição completa da cidade. Esse ato de extrema crueldade teve como único motivo a identidade nacional das vítimas e representa um crime não apenas contra o povo do Azerbaijão, mas contra toda a humanidade.", Declara a Embaixada República do Azerbaijão.
Solenidade Janeiro Negro na Embaixada do Azerbaijão
Janeiro Negro (em azeri: Qara Yanvar), também referido como Sábado Negro ou Massacre de Janeiro foi uma ação do exército soviético para parar a violência entre arménios e azeris em Baku, na República Socialista Soviética do Azerbaijão ocorrida a 19–20 de Janeiro de 1990.
Professores do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos com o Embaixador Rashad Intiqam Oglu Novruz na solenidade Janeiro Negro na Embaixada do Azerbaijão em 20 de janeiro de 2025.
Embaixada do Azerbaijão
No dia 08 de novembro de 2024, o Embaixador do Azerbaijão, Rashad Novruz, promoveu um almoço na embaixada em Brasília-DF para a Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos Dra. Maria Alice Meirelles e Professores em comemoração ao "Dia da Vitória", data que marca o fim da guerra de 44 dias e a retomada da cidade de Susha, um símbolo cultural do país.