Atividades
Professores e alunos durante ministração das aulas
Embaixada do Azerbaijão
No dia 08 de novembro de 2024, o Embaixador do Azerbaijão, Rashad Novruz, promoveu um almoço na embaixada em Brasília-DF para a Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos Dra. Maria Alice Meirelles e Professores em comemoração ao "Dia da Vitória", data que marca o fim da guerra de 44 dias e a retomada da cidade de Susha, um símbolo cultural do país.

IBEE se solidariza com o Azerbaijão
O IBEE se solidariza com a República do Azerbaijão na busca por uma solução para os problemas das minas terrestres deixadas em seu território pela Armênia após quase três décadas de ocupação militar. Confira o texto de autoria de Rashad Intiqam Oglu Novruz - Embaixador da República do Azerbaijão no Brasil, Equador, Guiana, Suriname e Trinidad e Tobago.
Texto do Embaixador na íntegra.
Declarações de apoio dos institutos IBEE e IBSP à República do Azerbaijão:
Solenidade Janeiro Negro na Embaixada do Azerbaijão
Janeiro Negro (em azeri: Qara Yanvar), também referido como Sábado Negro ou Massacre de Janeiro foi uma ação do exército soviético para parar a violência entre arménios e azeris em Baku, na República Socialista Soviética do Azerbaijão ocorrida a 19–20 de Janeiro de 1990.
Professores do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos com o Embaixador Rashad Intiqam Oglu Novruz na solenidade Janeiro Negro na Embaixada do Azerbaijão em 20 de janeiro de 2025.
No decorrer do evento desse ano, um seminário proporcionou um espaço de reflexão sobre essa tragédia e sobre a importância do reconhecimento internacional do massacre de Khojaly, com o objetivo de evitar a repetição de tais atrocidades no futuro. O IBEE prestigiou o convite do Embaixador Rashad Intiqam Oglu Novruz enviando a sua Presidente, a Dra. Maria Alice, e um grupo de renomados professores para enriquecer o momento de homenagem e diálogo.
Memória ao
Massacre de Khojaly
A Embaixada da República do Azerbaijão, no dia 26 de fevereiro de 2025, promoveu um evento dedicado à memória do Massacre de Khojaly, uma tragédia que marcou profundamente a história do povo azerbaijano, convidando o Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos (IBEE) para fazer parte dessa importante homenagem em memória às vítimas.
"O genocídio de Khojaly é o crime mais grave cometido contra civis azerbaijanos durante a guerra de agressão da Armênia contra o Azerbaijão. Na noite de 25 para 26 de fevereiro de 1992, forças armadas armênias atacaram a cidade de Khojaly, situada na região de Nagorno-Karabakh, violando todas as normas do direito internacional. O ataque resultou na morte brutal de 613 civis inocentes, incluindo 63 crianças, 106 mulheres e 70 idosos, além da destruição completa da cidade. Esse ato de extrema crueldade teve como único motivo a identidade nacional das vítimas e representa um crime não apenas contra o povo do Azerbaijão, mas contra toda a humanidade.", Declara a Embaixada República do Azerbaijão.

Comandante Claudio Corrêa, professor de Cenários Prospectivos Internacionais do Curso de Pós-Graduação em Defesa, Geopolítica e Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos, participa da 4ª Jornada de Prospectiva em Defesa, promovida pelo Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval, no período de 2 a 4 de abril de 2025.
IBEE amplia parcerias internacionais com embaixadas do Paraguai e Guatemala
As recentes reuniões com as embaixadas do Paraguai e da Guatemala reforçam o papel do IBEE como um centro de referência em educação estratégica, ampliando sua atuação internacional e fortalecendo vínculos que contribuem para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação alinhados aos interesses brasileiros. A parceria com o Azerbaijão, já estabelecida, serve de modelo para essas novas colaborações, promovendo intercâmbio acadêmico e científico.
O IBEE segue empenhado em criar uma rede global de relacionamentos que potencialize oportunidades e contribua para um futuro mais estratégico e integrado.
08/05/2025 - Reunião do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos com a Conselheira Senhora Rossy Riquelme da Embaixada do Paraguai no Brasil.
09/05/2025 - Reunião do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos com o Embaixador Arturo Duarte Ortiz, a Ministra Conselheira Vivían Flores e o Coronel Aníbal Anton Mejia, Adido Militar da Embaixada da Guatemala, todos da Embaixada da Guatemala no Brasil.

No arquivo abaixo há uma apresentação de El Salvador sobre o país.
Parceria entre IBEE e Embaixada de El Salvador impulsiona intercâmbio acadêmico
No dia 15 de maio de 2025, o Instituto Brasileiro de Estudos em Educação (IBEE) realizou uma importante reunião com o Embaixador de El Salvador no Brasil, Luis Alberto Aparício Bermúdez, marcando o início de uma promissora parceria acadêmica. O encontro destacou a cordialidade e o elevado conhecimento do diplomata, que demonstrou grande interesse em fortalecer os laços bilaterais com o IBEE.
Parceria entre IBEE e Chile
O Instituto Brasileiro de Estudos em Educação (IBEE) realizou mais uma importante reunião com o Professor Jorge Gatica do Chile para tratar sobre novas parceiras.

Estiveram presentes no evento: a Presidente do IBEE Maria Alice Meirelles, a Conselheira Rossy Riquelme da Embaixada do Paraguai, o General Paul Cruz, Cel EB Nilbert Gramosa, o Sub Chefe do Estado Maior da PMDF Cel Waldicharbel, a Agente de Polícia Judiciária do Paraná Patrícia Heinen Moellmann, o Vice Presidente do IBEE Professor Whagton Nunes e os Professores do IBEE Everson Ramos e Alessandro Alves.
IBEE no lançamento do livro "Cenários Brasil 2045"
No dia 3 de julho 2025, no Ernesto Café em Brasília-DF, o Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos (IBEE) participou do lançamento do livro "Cenários Brasil 2045". Uma obra que apresenta um estudo prospectivo sobre o futuro do país até 2045, oferecendo uma reflexão a respeito dos possíveis caminhos que o país possa trilhar nas próximas décadas e que podem contribuir com a formulação de políticas públicas e estratégias institucionais.
Uma das contribuições mais importantes deste livro é seu enfoque na interação entre forças globais e locais, destacando como as características únicas do contexto brasileiro podem representar tanto desafios quanto oportunidades para o seu desenvolvimento.
Sob a coordenação dos Doutores Elaine C. Marcial, Márcio Gimene e Marcello José Pio, com apoio do Laboratório de Simulações e Cenários da EGN e da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), e técnico da SocialPort, os cenários foram construídos a partir de debates em oficinas, realizadas em várias capitais, e de análises de megatendências globais e brasileiras. Participaram dos debates mais de 480 especialistas de 21 áreas do conhecimento.

Webinar "Globalização e China"
O professor do IBEE, Guilherme Sandoval Góes, pós-doutor em Geopolítica, Cultura e Direito pela Unifa e doutor em Direito pela UERJ, participa como debatedor do Webinar "Globalização e China: Aspectos constitucionais e geopolíticos do Agro".
